sábado, 30 de abril de 2011

Outubro a Dezembro 2010


Após a grande agitação do mês de Setembro, Outubro iniciou-se com a participação no 4º Passeio do BTT Clube de Lourel entregue apenas a um dos nossos elementos, neste caso a mim. O Zé Lucas também estava inscrito mas as costas avariadas não o deixaram participar na vertente desportiva do evento tendo apenas participado na parte gastronómica. Dos restantes Bola de Berlim, nem sombra, talvez devido aos excessos BTTisticos do mês de Setembro.
Outubro e Novembro trouxeram de volta os itinerários do costume, com a Serra da Sintra sempre em destaque. As fotos do costume nos Capuchos e o Zona de Abastecimento de líquidos em Sintra fazem parte desses dias Outonais.



Dezembro trouxe alguma dispersão dos elementos da Bola de Berlim. Chuva, Frio. um ou outro problema físico fizeram com que nem sempre todos pedalassem juntos. Mas não se parou. Umas voltas com pessoal dos BTTretas, a companhia do Alexandre e do Leónidas, a presença constante e activa do David e do Luís. Alguns nocturnos feitos quando o tempo o permitiu, e a chegada do Natal com a presença no grande jantar dos Tretas que contou com uma bela ZA de líquidos alcoólicos a causar alguns danos colaterais no autor deste texto... Mas era Natal e ninguém levou a mal.



2010: Missão completa. Venha 2011!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Setembro 2010 - Nocturno Torres Vedras-Algueirão


A 25 de Setembro de 2010, com partida da estação de Meleças, teve lugar a "excursão" Torres Vedras-Algueirão. Com organização dos BTTretas, com destaque para o Fernando que tratou de toda a logística, juntaram-se 17 pedaladores, com uma presença feminina o que é sempre de realçar.
A Bola de Berlim fez-se representar pelo Santos, o Zé Lucas e o Jean-Pierre. Para o Santos foi a segunda vez neste percurso nocturno pois já o tinha feito uns tempos antes com os Tretas Bispo e Pedro.

A CP disponibilizou uma carruagem para o transporte das 17 bicicletas e respectivo ciclistas de Meleças à estação de Tores Vedras, transformando o comboio das 21:10 o verdadeiro Ciclocomboio, passe a expressão...

Com um percurso na sua grande maioria efectuado junto à costa, em noite de Lua cheia e maré vazia, com passagem por diversas praias, com maior ou menor dificuldade todos cumpriram o objectivo em causa. Boas disposição, pelo que se percebe das imagens, também não faltou.


Especial destaque para o último abastecimento no qual enquanto alguns bebiam umas "jolas" e comiam uma bifanas numa roullote da Foz do Lisandro, o elemento mais experiente dos BTTretas, Antunes de 68 anos, retirou do seu Camelbak um litro de vinho tinto, um pão saloio e chouriço transformando a ZA num autêntico pic-nic.



Nota: o autor deste texto não participou pelo que o relato feito pode conter algumas imprecisões. Agradeço aos BTTretas as fotos retiradas da sua página do ProjectoBTT.com e da qual aqui fica o link: http://www.projectobtt.com/forum/index.php?topic=13669.195.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

2010 - Setembro


Setembro foi um mês de intensa actividade para os Bola de Berlim & Friends. Entre idas aos locais do costume, os famosos nocturnos, e a preparação para a Rota da Sopa da Pedra, em Almeirim, as primeiras semanas deste mês foram sempre a pedalar.



Para a Rota da Sopa da Pedra a representação ficou entregue ao Santos, ao Zé Lucas, ao JêPê e ao Jean-Pierre. Os do costume. Mais uma vez contámos com a companhia dos Tretas Bispo, Pedro Pais e Jorge Lima e do amigo Luís Miguel. Esta participação correu melhor do que a da Vidigueira. Estava menos calor, o JêPê já não precisou de reboque e no global todos se portaram bem. Realce para a excelente organização deste evento que contou com um óptimo almoço de sopa da pedra, grelhados e bar aberto, com ar condicionado, música ao vivo e boa companhia.


Como parar é morrer, uma semana depois já estávamos a participar no Passeio BTT da Terrugem. Além dos elementos do costume cotámos também com a participação do George Gonçalves para animar o percurso e com a companhia do Alexandre dos Mula Bike e do Fernando dos Tretas. Mais um passeio que correu sobre rodas (duas), apesar de um ou outro percalço, mas com bom andamento talvez devido ao treino das semanas anteriores.



Para o próximo post fica desde já prometido o relato da aventura que foi a Travessia Nocturna Torres Vedras-Algueirão, organizada pelos BTTretas e que juntou cerca de 25 participantes nos 70Kms do seu percurso.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Trilhos de Baco - Vidigueira - Agosto 2010

Agosto de 2010 teve como grande acontecimento a participação no Raid BTT Trilhos de Baco, na Vidigueira, Alentejo. Um evento com um nível de organização a que não estávamos habituados, e que pouco teve a ver com as anteriores participações em passeios na zona de Sintra.
O Trilhos de Baco é uma das grandes concentrações de BTT do país e o facto de disponibilizar campismo gratuito no complexo de piscinas, a partir de quinta-feira, faz com que muita gente se junte e faça do local uma festa permanente. As temperaturas bastante elevadas, 36º a 38º, tornam as piscinas local de frequência obrigatória.
Na zona do parque "reservada" para o pessoal de Sintra contavam-se os Bolas de Berlim Zé Lucas e família, Santos e Jean-Pierre, o amigo Luís Miguel, bem acompanhados pelos BTTretas, Bispo e Pedro Barrigas Armstrong, pelo pessoal do BTT Mem Martins Lourel e por quem se foi juntando por ali. JêPê da Bola de Berlim e Jorge Lima dos BTTretas, mais "finos", dormiram na residencial...
No Sábado à noite realizou-se o passeio nocturno com cerca de 30 Kms, com prova de melão ao luar, que serviu de aperitivo para o dia da prova.

O dia da prova começou quente mas com um belo pequeno almoço oferecido pela organização no quartel dos Bombeiros locais. Na partida, uma imensidão de bicicletas fez-se aos trilhos, no nosso caso sem qualquer conhecimento das famosas planícies alentejanas que naquela zona são bastante inclinadas. O mito do Alentejo plano ficou ali desmentido. O nosso pessoal optou pelos 40Kms (na realidade 48) com excepção do Santos que se aventurou nos 70Kms na companhia dos BTTretas e amigos.

Com andamentos diferentes, todos concluíram a prova. O Jean-Pierre e o amigo Luís com tempos normais para a distância, o Santos idem mas com 70Kms nas pernas. enquanto o Zé Lucas teve que "rebocar" o JêPê em grande parte do percurso, pois este já só queria era deitar-se à sombra de um chaparro. Mais abaixo o registo da sua chegada que apesar da baixa velocidade, ainda deixou alguns participantes para traz.
Realce para os bons abastecimentos, especialmente a água fresca fornecida no meio dos montes, com 37º à sombra.
No final, nada como um almoço-sauna com boa comida, bebida e convívio, mas que foi o único ponto menos positivo da organização, que se esqueceu de ligar o ar condicionado...
Em 2011 há mais...


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Maio a Julho 2010



Em Maio e Junho as deslocações serra acima continuam. A Pedra Amarela, com a sua paisagem espectacular, torna-se um destino frequente. Atacada pelo lado da Barragem do Rio da Mula ou pela subida "dos Jipes" ou "Madeireiros", sempre com passagem pelos Capuchos e pelos "single tracks" das redondezas. É por esta altura que se trava conhecimento com a malta do BTTretas, grandes malucos do pedal e da gastronomia, e conhecedores de tudo quanto é trilho, seja aqui, ali ou em qualquer parte do país...



Julho traz duas participações em passeios organizados, o primeiro na Assafora em que só participaram o JP e o Paulo Leandro, mas que foi excelente, com grande parte do percurso pelas arribas da costa entre a Samarra e a Foz do Lizandro, e o de Almargem do Bispo, com mais participantes do nosso grupo de amigos mas cuja qualidade deixou muito a desejar.



Ainda em Julho, e com organização dos Tretas Pedro "Barrigas Armstrong" e Bispo, faz-se a excursão à Aldeia de Broas, uma aldeia em ruínas entre Almorquim e Cheleiros, abandonada pelos seus últimos habitantes nos anos 80 e com a posterior travessia do Rio Lizandro, aqui ainda muito longe da sua foz. Com cerca de 27 participantes, foi o que se pode dizer um passeio "à maneira"...



É por esta altura, Maio/Junho de 2010, que, na companhia dos BTTretas, do Alexandre e do Leónidas, começam as participações nos famosos "nocturnos". Rapidamente os ciclistas se transformam em mineiros com lanternas nos capacetes. Estas aventuras nocturnas contam quase sempre com a participação do Zé Lucas, Santos, Jean-Pierre, George e Rui Rodrigues. Pelo que consta, é mais fácil pedalar à noite do que de dia, talvez por não se ver o que ainda falta subir, nem as valas, regos e pedras quando se vai a descer. O ponto alto destes nocturnos foi uma "maratona" de cerca de 70Kms da qual se falará mais à frente.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Janeiro a Abril 2010



Janeiro de 2010 conta com uma ida à Praia da Samarra com passagem pelo moinho de São João das Lampas e pela antiga estrada e ponte Romanas da zona de Catribana.
A travessia da ribeira da Samarra e a escalada pela encosta do lado oposto, com as bikes às costas foi magnifica.



Em Fevereiro e Março poucas novidades. Serra, Praias, Negrais, Samarra e Belas com a travessia do "buraco negro", fazem parte do cardápio.



Em Abril junta-se uma grande trupe de Algueirão, Mem Martins e Rio de Mouro para participar no Passeio da Sintra Bike. Foi uma manhã de chuva forte que alagou e enlameou completamente o percurso do passeio. Para ajudar a ambientar às condições climatéricas, o David, o Santos, o Jean-Pierre, o George e o Luís resolveram fazer o percurso de Algueirão até ao Mucifal de bicicleta, debaixo de uma chuvada à moda antiga. Os outros foram de carro e chegaram lá sequinhos.
A luta contra a lama e a água foi constante mas, com maior ou menor dificuldade, todos terminaram o percurso. Dia de muito trabalho para as máquinas de lavar...





segunda-feira, 4 de abril de 2011

Setembro a Dezembro de 2009


Após o Verão de 2009 novos amigos vão aparecendo, uns para ficar como o Rui Rodrigues, outros por pouco tempo como o Tiago. A ida até Negrais para comer pão com chouriço e fazer alguns trilhos um pouco mais técnicos passa a ser frequente.
Ainda em Setembro dá-se a segunda participação em passeios organizados, esta na Terrugem. Na altura já se pedalava mais qualquer coisa mas ainda longe de ritmos elevados. De entre os vários elementos destacavam-se o David e o Luís, já com bastante andamento nas pernas, e o Santos que se começou a destacar dos restantes elementos iniciais.


Com a chegada do Inverno, a Serra de Sintra passou a ser o habitat natural devido à menor presença de lama. Destaque para uma ida ao Convento da Peninha, zona de paisagens espectaculares e belos caminhos, e à qual ainda não voltámos. Belas passou a ser outro dos nossos destinos agora já com maior à-vontade. George e Santos começam a tomar o gosto a descidas mais radicais, com alguns percalços pelo meio mas sempre sem consequências. Começa a ser habitual o uso de pedais de encaixe e foram tempos de grandes risadas com as quedas espectaculares a zero Km/hora.



No final do ano de 2009 trava-se conhecimento com novos amigos do pedal, o Mário, o Alexandre e o Leónidas, que por vezes se juntavam a nós, e que fizeram com que o ritmo das pedaladas subisse mais um nível. Por esta altura e graças ao conhecimento de trilhos do David e de todos estes novos companheiros de pedaladas toda a zona de Sintra passou de desconhecida a ciclável, ou seja, podia-se, e pode-se, ir de bicicleta para onde se quiser. Só é preciso é pernas...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Julho 2009 - Passeio Isabela Hope


A primeira participação num evento organizado deu-se a 26 Julho de 2009, em Belas. Era o Passeio Solidário Isabela Hope, organizado pelo Pedro Silva da Decathlon, que tínhamos conhecido pouco tempo antes na Serra de Sintra. O objectivo era a angariação de fundos para tratamento de Isabela, uma jovem que após um acidente ficara paraplégica.
Do nosso grupo a participação ficou entregue ao Santos, ao Jean-Pierre, ao George, ao Zé, a mim (JP) e ao David, mais o seu irmão Armando.
Como já éramos uns “heróis do pedal”, lá fomos a pedalar do Algueirão até Belas, sempre “a abrir”, pois já estávamos atrasados.
Só o David conhecia bem a zona de Belas, para os restantes era desconhecida, e não foi fácil completar os cerca de 30 Kms do passeio. Mais dificuldades para uns do que para outros, umas quedas pelo meio, mas lá se completou o percurso. Difícil foi também o regresso ao Algueirão. Era quase sempre a subir, e após os 30 Kms do passeio, e com o tempo quente acabou por ser complicado. Mas cumpriu-se...